segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nhoque de Abóbora com Molho de Carne Seca da Katita - Receitinha para Rosana Correia

Adoro massas e de vez em quando gosto de fazer um nhoque, para agradar o marido. Nhoque de batata é o mais tradicional simples e fácil de fazer.E como  gosto de uma novidade encontrei uma receitinha de nhoque de abóbora simples e fácil, em um livro de receitas que ganhei da minha mãe. Fiz umas adaptações e claro e  pensei:.."já que as pessoas gostam de abóbora com carne seca, então farei um nhoque de abóbora com carne seca". Ficou divino!!



Nhoque de Abóbora com Molho de Carne Seca


Ingredientes para o molho: (opcional)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 e 1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassado
1 kg de tomate se pele picado
500ml de água
Salsa picada ou coentro
1 tablete de caldo de carne
1 kg de carne seca cozida e desfiada
Queijo parmesão ralado à gosto


Ingredientes para o nhoque:
1/2 kg de batata inglesa ou batata asterix (casca roxa)
1/2 kg de abóbora
1 pitada de noz-moscada
1 ovo inteiro
1/2 xícara  de chá de farinha de  rosca
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de sal
1 xícara de chá ou o quanto baste de farinha de trigo



Preparo do molho:
Numa panela grande doure o azeite a cebola e o alho, junte o tomate sem pele e refogue, junte um pouco de água. Acrescente um pouco de açúcar (para reduzir a acidez)  e orégano.  Bata o molho no liquidificador e depois leve ao fogo baixo. Acrescente a salsa ou coentro e o tablete de caldo de carne esfarelado de deixe apurar em fogo brando. Prove o sal e ajuste se quiser.
Cozinhe a carne seca em panela de pressão com uma folha de louro por 45 minutos. Desfie  e refogue a carne com  uma colher de sopa de azeite e 1/2 cebola picada. quando a cebola estiver transparente, acrescente a salsa ou coentro.  Reserve


Preparo do nhoque:
Descasque as batatas e leve-as inteiras para cozinhar em água com sal e dois dedos de álcool. Após o cozimento escorra a água e esprema-as ainda quente. reserve.
Descasque a abóbora  e corte em pedaços médios e leve  para cozinhar na água com sal. Esprema-a após cozida e junte ao pure de batatas.  Acrescente a noz-moscada, o ovo inteiro, a farinha de rosca, a manteiga, o sal e a farinha de trigo e misture com a ajuda de uma colher de pau ainda quente. Aguarde amornar  e acrescente farinha de trigo aos poucos até soltar das mãos. Retire a massa em pequenas porções e modele em superfície enfarinhada (ou colque em uma nhoqueira e corte os nhoques diretamente sobre a água fervente), fazendo rolos finos que serão fatiados em pedaços não muito pequenos. Reserve em uma assadeira enfarinhada. Leve ao fogo uma panela grande  com bastante água, sal e se quiser um fio de óleo. Quando a água abrir fervura coloque os nhoques e aguarde subirem à tona, retire com escumadeira e coloque num escorredor. Mergulhe os nhoques na panela de molho, mexa bem e passe para uma travessa untada com um pouco de requeijão cremoso. Vá alternado as camadas de nhoque com camadas de molho. Por último coloque o queijo ralado e leve ao forno para dar uma finalizada (aquecer) e sirva a carne seca desfiada à parte ou se quiser na última camada coloque a carne seca desfiada com um pouco de queijo ralado.  Eu prefiro a primeira opção rsrsrsrsrsr.  Espero que gostem e Bom apetite!!

Dicas:
- Escolha batatas de tamanho médio e do mesmo tamanho aproximadamente.  Não pique a batata, pois assim reduz a absorção de água e você usará menos farinha na sua receita;
- A batata asterix (casca roxa) é a melhor  para nhoque e para frituras, pois possui menos água;
- A função do álcool na água do cozimento da batata é reduzir a absorção da água pela batata.  Deixando seu nhoque bem levinho e saboroso.  A batata não fica com gosto de álcool. Sogrinha italiana deu a dica!!
- Assim que o nhoque subir à tona retire-o da água, pois senão ele se desmanchará. E você não quer que aconteça isso!!rsrsrsr



Nenhum comentário:

Postar um comentário